Hábitos

Lucas Gustavo (Guga)

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Filipenses 4.8

Nos últimos dias Deus chamou a minha atenção para esse versículo. Ele foi o versículo principal do “Conexão Teen: Jogos Eletrônicos” e ultimamente tem surgido através de diversas pessoas, quer seja no CT, no ELA ou nas pregações de Domingo.

A principal questão quando eu leio esse trecho é “Pelo amor de Deus, como é que eu vou poder fazer isso?”. Essa pode ser a dúvida de mais alguém que, como eu, está desejoso de agradar a Deus, mas vê que não é infalível e que falha, pois é um pecador [redimido, mas ainda assim, pecador].

A resposta pra essa pergunta está em Romanos 12.2: “E não sede conformados com esse este mundo, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente”. Deus nos convoca a agirmos e mudarmos a nossa mente pra que então possamos ser transformados. Marquinhos foi muito feliz, no CT: Jogos Eletrônicos, ao perguntar sobre nossos hábitos de jogos “será que isso me ajuda?”. É essa a pergunta que nós devemos nos fazer diariamente.

A maneira de poder só pensar no que é bom é só conviver com o que é bom. Infelizmente nós vivemos num mundo caído e deturpado, onde habita o maligno e onde as coisas são feitas com o intuito de nos separar de Deus. Para podermos pensar no que é bom devemos nos rodear do que é bom, e para isso não podemos esperar que o mundo venha nos oferecer, por que o que ele tem a oferecer não é bom, nós devemos agir, nós devemos buscar, nós é quem devemos renovar nossas mentes.

Em termos práticos, se nossa rotina é ir pra aula, comer, dormir, ir pro inglês, ficar na internet e ver alguns filmes de vez em quando, algo está indo errado. Na aula, mesmo que estudemos no Batista, o ambiente não vai ser estimulante para nos concentramos no Senhor, o inglês não vai passar músicas gospel em inglês, no MSN e no Orkut não vai ter quem converse de como podemos crescer em santidade, os filmes são muito usados pra deturpar valores e banalizar a violência. O que devemos fazer é, além dessa rotina, devemos adicionar práticas que nos façam crescer espiritualmente.

Criar o hábito de ler a bíblia todo dia, de ter sempre um momento de oração (oração antes de almoço não conta XD). Se estamos com vontade de ler um livro, por que não ler um que fale sobre oração e vida com Deus? Por que não ouvir músicas que nos edifiquem? Pequenas mudanças são as grandes mudanças na nossa caminhada com Deus. Se nós estamos sempre pensado em como agradar a Deus, se estamos sempre ouvindo louvores, se estamos a todo momento rodeados de elementos que nos remetem ao Senhor e nosso compromisso com ele, aí sim nós poderemos dizer que Filipenses 4.8 está sendo cumprido. Caso contrário, enfrentaremos grande dificuldade.

Pode uma mangueira dar maçãs ou um cajueiro dar uvas? De forma alguma. Da mesmo forma, será que uma pessoa que só ouve músicas seculares, que só vê filmes que deturpam os valores, que só participa de conversas que não temem a Deus, que passam tardes preocupadas com a vida alheia, e que só se lembram de Deus duas ou três vezes na semana, será que uma pessoa assim consegue chegar a Deus e dizer ‘Senhor, eu te amo, tu és a razão da minha vida’? Não!

Não estou aqui defendendo uma vida monástica e fora do mundo. Nós estamos nesse mundo e temos uma função nele, trazer luz, e a única forma de fazermos a diferença, e “mudarmos o mundo” é obedecendo à vontade de Deus. E só poderemos fazer isso a partir do momento que nossos hábitos forem saudáveis e nos trouxerem cada vez mais pra perto do nosso querido Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário