Não sejamos ingênuos

Lucas Gustavo (Guga)

Não sejamos ingênuos. Tudo que é criado tem um propósito. Ninguém simplesmente aparece do nada e cria uma igreja, um canal de televisão, uma propaganda ou constrói uma casa sem ter um objetivo a ser alcançado. É por essa razão que precisamos ter uma mente crítica e, vez por outra, devemos nos perguntar a razão (o porquê) de certas coisas estarem ai.

Outra possível ingenuidade é acharmos que não existe um fator espiritual em tudo que cerca a humanidade. Apesar de não ser visível aos nossos olhos, sabemos que vivemos num mundo com profundos conflitos espirituais. Não é simplesmente por uma raiva que um filho mata uma mãe, não é só por que não foi à escola que alguém se torna um ladrão. Há interesses espirituais em jogo em todos os aspectos das nossas vidas, queiramos ou não, ignoremos ou não. Precisamos perceber que existe um grande pano de fundo no palco da nossa história.

Unindo esses dois aspectos (de que tudo ocorre por uma razão – explicita ou não - e de que existe uma componente espiritual em todos os aspectos da vida) podemos parar um pouco para refletir na História. Deus criou o mundo perfeito, com o homem à sua imagem e semelhança. Desde a criação, Satanás – inimigo de nossas almas – tem tentado nos afastar de Deus. E, sem muitos esforços, enganou a muitos, começando por Eva e por Adão. Com a morte de Jesus nós fomos reconciliados a Deus, e desde então, Satanás tem tentado corromper a Igreja. Porém, Jesus declarou em Mateus 16:18 “...as portas do Inferno não prevalecerão contra a igreja”. Por essa causa, Satanás não tem conseguido, nem conseguirá, destruir a igreja. Sabendo que não pode destruir a igreja, sua estratégia é outra. Ele tenta destruir individualmente aqueles que buscam a Deus.

Juntemos agora todos esses conceitos. Primeiramente, Satanás quer a todo custo fazer com que os crentes se tornem cada vez mais mundanos a ponto de que mesmo os que ouvem a palavra de Deus e a professam estejam tão comprometidos com o mundo que na verdade não sejam verdadeiramente Filhos de Deus. Segundo, as coisas que acontecem na nossa vida possuem influencia espiritual, quer seja da vontade de Deus, quer seja da vontade de satanás. Terceiro, nada do que é criado, ou surge ao nosso redor surge por um acaso, e por isso devemos estar sempre atentos ao que nos rodeia e tenta nos influenciar.

Olhando pra esses aspectos não podemos negar, então, que satanás faz planos para que pessoas, usadas por ele, venham a tomar atitudes que levem a crentes mais para longe de Deus e mais para perto do mundo e da perdição.

Após essa conclusão, sejamos objetivos e críticos. Para que, qual a utilidade ou por que existe uma boate? Reflita um pouco sozinho. Talvez uma resposta possa ser “ah, só pra diversão” ou “é só um lugar pra pessoa poder ir”, “ah, não tem nada de mais, é como ir ao shopping”. Se você pensa assim, acaba de pensar ingenuamente e precisa reler os parágrafos anteriores.

Classicamente boate lembra música. Música de que forma? Para der apreciada e ouvida? Não, música para se dançar. É indiscutível que esse tipo de dança de forma alguma é algo que venha a agradar ao Senhor, já que se tratam de danças sensuais, ou, na melhor das hipóteses, uma dança com a finalidade de trazer prazer e sensação de bem-estar a quem dança.

Qual outro objetivo de uma boate?Bom, é um local de aglomeração de pessoas, jovens, dos dois sexos. Logo, é muito fácil que haja atração sensual entre eles, mas isso acontece em todo lugar, até mesmo dentro da igreja. Qual a diferença então? A diferença é que o ambiente (pouco iluminado e de estímulos das sensações) induz a uma aproximação imprópria entre as partes. Então, pode-se perceber, que outro objetivo de uma boate, é, sem meias palavras, prostituição. Como já bem falou o Pastor Lon, ao ficar com alguém, um nível de relacionamento que não passa de utilizar-se do outro como objeto para obter prazer, pratica-se a prostituição.

Digamos então, que a intenção de alguém que vá pra uma boate não seja nem ficar com alguém (prostituir-se) nem dançar provocadoramente e sensualmente. Bom, então qual o objetivo? O melhor então é obedecer a texto em I Ts 5.22,23 “Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal”.

Voltando para a discussão inicial, existe, sem duvida, um interesse por trás do surgimento de uma boate voltada para os crentes. Qual? A vontade satânica de afastar os crentes do caminho do Senhor. Desde muito tempo satanás tentou se infiltrar na igreja de Cristo, por exemplo, pode-se observar como foi constituída a Igreja Católica e como satanás teve domínio e controle do que se chamava cristianismo por mais de 1.000 anos. Recentemente satanás tem atacado a igreja com a possibilidade de fazer com que não nos diferenciemos do mundo. Ao vermos que no país nós somos aceitos, ao invés de sermos colocados de lado perseguidos, podemos perceber que estamos incomodando pouco as trevas justamente por que nossa luz está fraca.

De diversas formas satanás tem tentado fazer com que a igreja se pareça com o mundo. Ao ponto de que podemos encontrar versões de todos os estilos de músicas seculares com o rótulo “gospel”. Uma música, ou um ambiente, que leva o nome de espiritual, mas no fundo só serve para fazer com que nos sintamos “menos alienígenas” nesse mundo, mostra claramente que o desejo dos que estão na igreja não querem se diferenciar e trazer salvação ao mundo, mas sim ser aceito por ele.

Tenhamos em mente e sempre que devemos evitar até mesmo parecer-nos com o mal e do texto de Tiago 4:4 “...não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” .

Não, não é exagero dizer que o objetivo de uma boate ‘gospel’ é desviar os crentes de Deus, de fato, ingenuidade é pensar que ‘não é nada de mais’ e que ‘não existe um plano maior por trás disso’.

Tenhamos cuidado, pois os últimos dias se aproximam. E a cada dia que passa e a cada novidade ‘gospel’ e da ‘moda evangélica’ normalmente é mais um passo em direção ao mundo e longe de Deus. Ingenuidade pode matar, talvez não o corpo, mas o espírito.

Esse texto expressa a minha opinião a os meus pontos de vista. Você concorda com ele ou discorda de alguma coisa? A parte de comentários logo aqui abaixo está aberta para qualquer ponderação.

5 comentários:

  1. Tô com vc, Guga! A gente não deve ficar engessado, mas é preciso cuidado com algumas "modernidades"!

    ResponderExcluir
  2. Meu amiguinho,

    Você foi soberbo. Sua opinião também é a minha e com certeza é a de muito outros irmão e amigos.
    Deixa eu te contar uma historinha:

    Em um certo dia, ou melhor, em uma certa noite, inaugurou-se uma casa noturna por nome Espaço Gospel (altamente original). Era uma casa noturna onde rolariam as baladas gospel, Raves e noitadas evangélicas, regada a muito guaraná, Coca-Cola, Fanta e água (hilário), tudo ao som de Kleber Lucas, Fernandinho, David Quinlan, entre outros e muitas irmãs solteiras e muitos irmãos saradões. Daí um rapaz, depois de tomar muito refrigerante (novamente hilário, huahuahuahua), foi ao banheiro para tirar água do joelho. Depois de fazer o serviço, foi lavar as mãos e aí um outro irmão chegou e disse: "Balada maneira, né?" Ao que o outro respondeu: "É sim. Muito legal!" Daí o primeiro perguntou:" Eu tenho um negócio aqui no meu bolso que tu vai gostar."E em seguida tirou um saquinho de cocaína." Daí o outro, assustado, respondeu:"Misericórdia! Isso aqui é um local evangélico." Ao que o outro respondeu: "Então deixa eu te mostrar o céu."
    Enquanto isso, no mezanino, havia um piso acarpetado e muuuuuitos travesseiros: "E aí, irmã. Tá sozinha?" Ela:"Tô esperando uma amiga, amado!" Então deixa eu te fazer companhia, gata." E a mão boba correu solta, muuuuuito solta se quer saber.
    O pior disso tudo? A história é real e aconteceu em Manaus. Essa e outras histórias, foram as notícias contadas nas igrejas por visitantes que foram a inauguração e souberam, viram e ouviram as coisas relatadas e outras mais.

    Não se enganem!!!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer. A casa fechou com quatro meses.

    ResponderExcluir
  4. CORRIGINDO...
    Nós somos Raoni e Keila, um casal de "jovens" pastores no sertão de Alagoas numa cidade chamada Água Branca e nos alegramos muito em saber que existe uma geração de adolescentes radicais se levantando em Maceió. Oramos pra que vcs sejam a geração de Daniel que NÃO se deleita dos manjares oferecidos porque está determinada a viver para o Senhor Jesus. É isso ai Guga permaneça firme no Senhor Jesus!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir