AMIZADES

Bom, eu estou aqui hoje para falar sobre amizade. Ok, já sabemos que nosso melhor amigo é Deus, mas deixando um pouco de lado a mais importante amizade, vamos falar sobre as amizades carnais.
Sabe quando somos crianças e plantamos aquelas sementes no algodão? Esperamos ansiosos para que ela cresça logo e quando ela cresce, por mais simples que seja nós morremos de felicidade. Depois ela cresce ao ponto de não caber mais dentro do potinho e então passamos para um vaso. Cuidamos como se fosse um filho e as vezes até matamos de tanto amor (ou não!).
Assim eu imagino uma amizade verdadeira. Plantamos a semente através de uma conversa, depois com o tempo, se ela brotar aguamos com sorrisos, conversas e uma esperança de que seja bom. De repente quando mal percebemos essa amizade já está tão viva e bela que já não cabe mais apenas em conversas. Ela cresce ao ponto de expandir-se de tal forma que finca raízes de carinho, cumplicidade, confiança e lealdade. Aí, se soubermos cuidar sem sufocar, ela vive e deixa marcas eternas.
Assim como uma planta precisa de todos os cuidados, uma amizade também precisa. Amizade é ALEGRIA, AMOR, CONFIANÇA e ZELO.
-ALEGRIA: A Bíblia diz em Pv 27.9 “ Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver”. Amigo é aquele que te alegra, que te faz feliz, que reconhece quando não é uma boa hora para brincar e te alegra pelo simples fato de que ele o entende mesmo não podendo fazer nada para diminuir uma tristeza, quem sabe!
-AMOR: Pv 17.17 diz: “Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão”. Dizer que ama é algo muito fácil quando é feito da boca pra fora. Difícil mesmo é amar ao ponto de se preocupar com o outro como a si mesmo, ter cuidado, ter zelo, mas isso é um assunto que falaremos adiante.
-CONFIANÇA: Ter confiança é saber que quando você estiver por algum motivo aflito e sem saber o que fazer, alguém guiado por Deus vai te ajudar sempre que você precisar. Como está escrito: “O justo serve de guia para seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar” (Pv 12.26). É saber que aquela pessoa pode te ajudar a fazer a vontade do Senhor e seguir no Caminho de Cristo.
-ZELO: “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto” (Pv 27.5). E por último, mas não menos importante, ser amigo é ser zeloso! É saber repreender e receber uma repreensão quando está errado. É correr o risco de perder o contato com alguém só para não vê-lo cometer um erro na vida. É chegar junto!
Então, só para concluir, será mesmo que todos aqueles a quem você chama de amigos merecem essa posição? Ou melhor, será que você merece?




Ingrid Bomfim - Editora Chefe do Foco Teen

Nenhum comentário:

Postar um comentário