Deus e a bola mágica


Lucas Gustavo (Guga)

Diversas vezes temos ouvido, igrejas e músicas cristãs afora, que nosso Deus tem três tipos diferentes de resposta aos nossos questionamentos (eu tenho certeza que você pode completar minha frase): “Sim”, “não” ou “espere”. Pregações e letras de música muitas vezes nos falam que o fato de não ouvirmos a voz de Deus pode simplesmente significar que Ele quer que esperemos um pouco mais para que recebamos a resposta.

Tais mensagens são demasiado simplistas e eu ouso discordar de tais afirmações. Não sei se você já viu ou ouviu falar de uma tal “bola mágica” (magic eight ball em inglês). A referida bola mágica é um obejeto que ao ser balançado dá uma resposta. Existem 20 possíveis respostas que variam de um “definivamente sim”, passando pelo “é melhor não te responder agora” até “minha resposta é não”. Se a afirmativa de que Deus tem três respostas possíveis fosse verdadeira, desculpem-me mas eu preferiria ter um altar com uma bola mágica que me dá vinte respostas dieferentes do que adorar a um Deus que só pode falar três coisas.

Felizmente esse não é o caso. Deus não tem apenas essas ‘opções’ de resposta. Se você só tem ouvido isso de resposta então Tiago 3:4 é uma boa reflexão: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal [...]”. Nosso Deus nos fala em alto e bom tom e nos responde tudo que ele precisa que ouçamos. Suas respostas vão de “Eu te amo” a “Leia mais a bíblia” passando por todos os aspectos de nossa vida.

Creio que dizer que Deus nos dá três respostas é apenas um subterfúgio para aplacar consciências que nunca se esforçaram a conhecer a Deus pessoalmente ou que, mesmo tendo feito isso, perderam a habilidade de comunicarem-se com seu criador e se auto enganam tentando crer que o não ouvir a voz de Deus se deve ao fato de ele querer dizer espere ao invés de reconhecerem sua falha de não buscarem sinceramente e de forma correta uma comunhão e só então respostas a seus anseios.

Sim, Deus é uma pessoa concisa e de respostas diretas. Sim, Ele também responde “sim” “não” e “espere”. Porém não está limitado a isso. Uma bola artificialmente criada por homens tem mais respostas do que três. Saiba que Deus se importa com todos os apectos de sua vida e para todos eles Ele tem uma opinião, cabe a você buscar de forma sincera qual seja.

Um comentário: